Memorial da UFRPE

O Memorial da UFRPE é um órgão da Pró-Reitoria de Extensão Universitária com a missão de guardar objetos e documentos de valor históricos da Universidade Federal Rural de Pernambuco; pesquisar a história da instituição; comunicar a comunidade universitária, através de exposições museológicas, a trajetória da universidade e os resultados de seus grupos de pesquisa.

O Memorial da UFRPE abriga um acervo com cerca de 200 objetos tridimensionais; 2000 documentos em suporte papel; 400 livros raros; 500 fotos. Toda esta documentação está ligada a trajetória da UFRPE. Também mantém uma biblioteca com títulos ligados ao patrimônio histórico e ao ensino de história com aproximadamente 200 títulos para consulta local.

O Memorial da UFRPE está sediado na Casa Ivan Tavares.  Localizada no Campus de Dois Irmãos essa edificação serviu de moradia do professor emérito da UFRPE nas décadas de 1950 e 1960. Na década de 1980 a casa foi reformada e adaptada para receber o acervo histórico da universidade. Na década de 2010 passou a abrigar o Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social (Lepam) que desenvolve ações de pesquisa e extensão universitária.

Espaço físico: A Casa Ivan Tavares, que abriga o Memorial da UFRPE, possui um espaço de 150m2 divididos em: duas salas de exposição, duas salas administrativas, duas salas de reserva técnica, copa, banheiros.

A sala Principal do Memorial da UFRPE apresenta exposição sobre a história da UFRPE que explora seu acervo. A sala secundária é utilizada para apresentar pesquisas de grupos de pesquisa da universidade. As salas administrativas são utilizadas para atividades dos pesquisadores e bolsistas.